27/11/2019 11h30 - Atualizado em27/11/2019 11h40

Professora Conceição Vieira é homenageada com Medalha do Mérito Educacional Manoel José Bomfim

A presidente da Funcap foi homenageada no Plenário da Assembleia Legislativa juntamente com outros 15 professores

Foto: Ascom

Na manhã de terça-feira, 26, a presidente da Fundação de Cultura e Arte Aperipê, professora Conceição Vieira foi homenageada no Plenário da Alese com a Medalha do Mérito Educacional Manoel José Bomfim. A honraria foi entregue pelo presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Luciano Bispo (MDB) e o presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, deputado Adailton Martins (PSD) a 16 professores em alusão ao Dia do Professor, comemorado anualmente no dia 15 de outubro.

A homenagem dos deputados se deu por decisão unânime da Comissão Estadual de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). A Medalha do Mérito Educacional Manoel José Bomfim, foi instituída por meio de Resolução Nº36/2010, datada de 15 de dezembro, publicada no Diário Oficial nº 26.152, de 10 de janeiro de 2011, destina-se aos profissionais de educação pelos relevantes serviços prestados para o sistema educacional público gratuito e de qualidade para todos no Estado de Sergipe.

Conceição Vieira que também estava representado o governador Belivaldo Chagas discursou em nome de todos os homenageados e afirmou que a medalha Manoel Bomfim é um grande reconhecimento para o professor, por sacrifício e renúncia que requer a atividade do educador. “Tantos e tantas que foram aqui homenageadas na manhã de hoje, possa ter o jeito de fazer o desabrochar da competência das demais pessoas, porque o trabalho de um professor é facilitador para que o outro desabroche, para que outro venha a ser e isso a gente pode fazer em qualquer atividade que esteja. Então, é com essa compreensão que eu quero acolher essa homenagem no dia de hoje, fazendo os agradecimentos ao deputado Adailton Martins, ao respaldo dessa Casa Legislativa e aos homenageados e homenageadas, que nós sirvamos de referência para educadores do nosso Estado inspirados na força e a luminosidade do mestre Manoel Bonfim”, disse.

Além de Conceição, os professores: Adriana Silva de Oliveira Prado, Albenise Dórea dos Santos, Cândida Angélica Monteiro Santos Reis, Carlos Alberto Palmeira Sarmento, Edezuita Araújo Noronha, Islene Santos Prata, José Rivadálvio Lima, Manoel Viana Martins, Monsenhor José de Souza Santos, Marcelo Alves Mendes, Maria Alaíde Menezes, Maria Carmem de Jesus Lima (in memoriam), Maria Gomes Silva, Maria Luiza Rodrigues de Albuquerque Omena e Paulo Gomes Rodrigues, também foram homenageados.

Maria Conceição Vieira Santos
Formada em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). É psicopedagoga Institucional e Terapeuta Holística. Também é pós-Graduada em Educação para a Paz e Resolução de Conflitos pela Universidade Jaume, Espanha. A sua história de luta aponta para o despertar da Educação e Inclusão Social, sempre militando em prol de Políticas Públicas que minimizem as desigualdades sociais. Iniciou suas atividades profissionais como professora da rede particular de ensino em Aracaju, passando para a rede pública municipal.