18/06/2019 05h00 - Atualizado em19/06/2019 08h56

Primeira noite do Arraiá do Arranca Unha lota Centro de Criatividade

As apresentações da competição seguem até o dia 30 de junho, quando será conhecida a equipe vencedora

Foto: Alícia Mendes/Ascom

Na noite dessa segunda-feira (17), o Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê, deu início ao Arraiá do Arranca Unha, no Centro de Criatividade, no bairro Getúlio Vargas, em Aracaju.

O evento faz parte da programação do Encontro Nordestino de Cultura 2019 e atraiu centenas de pessoas para assistirem à primeira eliminatória do Concurso de Quadrilhas. As apresentações da competição seguem até o dia 30 de junho, quando será conhecida a equipe vencedora. 

Presente no evento, a presidente da Funcap, Conceição Vieira reafirmou o compromisso do governador Belivaldo Chagas com as tradições e fortalecimento da cultura nordestina e dos sergipanos. “O sistema produtivo de cultura do estado tem compromisso com o fortalecimento da nossa identidade cultural. Esse ano, o Governo do Estado resgata o selo ‘Sergipe é o Pais do Forró’ e também homenageia o paraibano ‘Jackson do Pandeiro’, um artista nordestino que superou todas as dificuldades e se tornou a maior expressão da diversidade rítmica da cultura brasileira, mais especialmente da cultura nordestina. A abertura do concurso do Arranca Unha é o marco inicial dos festejos juninos e fortalece, cada vez mais, a nossa história, a nossa cultura e as nossas tradições”.

A primeira quadrilha a, oficialmente, se apresentar foi a São Bento, de Nossa Senhora do Socorro. O grupo, que é composto por jovens ligados à Igreja Católica, apresentou ao público os passos e performances tradicionais das quadrilhas juninas e uma forte mensagem de fé, típicos do povo nordestino. Em seguida se apresentaram: Meu Chamego, Pioneiros da Roça, Rosa dos Ventos, Rosa Dourada e Assum Preto. A Asa Branca foi desclassificada por não cumprimento do regulamento. Já nesta terça-feira (18), a segunda noite de eliminatórias contará com as apresentações das quadrilhas Século XX, Apaga a Fogueira, Explosão Nordestina, Peneirou Xerém, Buscapé, Remelexo, Xote e Baião e Xodó da Vila. As apresentações tem início às 20h.

Moradora do bairro, a cadeirante Maria Linhares, 66 anos, ressaltou sua emoção ao rever as quadrilhas no Centro de Criatividade. “Não perco uma apresentação. O concurso traz alegria para o bairro, traz alegria para a comunidade”, disse sem esconder a emoção e alegria com a realização do evento.

O cantor e compositor Sena, conhecido pelo engajamento na valorização da cultura nordestina frisou que o Arraiá do Arranca Unha tem uma valor fundamental para o bairro e para a cultura no estado. “Esse tipo de atividade é muito importante, pois o Centro de Criatividade, nessa época do ano, não é o mesmo sem a presença das quadrilhas juninas. O retorno do Arranca Unha à nossa casa, com toda essa força, com o espaço lotado já no primeiro dia é uma alegria enorme. A comunidade agradece de coração o apoio do Governo do Estado, porque esse evento além de trazer alegria, movimenta a comunidade e o comércio local”.
 

Acompanhe a programação

 

Terça-feira (18)
Século XX
Apaga a Fogueira
Explosão Nordestina
Peneirou Xerém
Buscapé
Remelexo
Xote e Baião
Xodó da Vila

Quarta-feira (19)
Serenata Festeira
Rala Rala
Meu Xodó
Asa Branca
Balanço do Nordeste
Flor do Sertão
Unidos em Asa Branca

Quinta-feira (20)
Arryba Saya
Unido Arrasta Pé
Pisa na Brasa
Estrela do Divino
Babadeira
Meu Sertão
Massacará

Sexta-feira (21)
Festa na Roça
Encanto do Matuto
Acende a Fogueira
Cangaceiros da Boa
Amor Caipira
Carcará
Balança Mais Não Cai