16/08/2019 04h50 - Atualizado em21/08/2019 08h44

Orquestra Sinfônica leva público a uma viagem musical com o concerto ‘Cantos do Brasil’

Foto: Ascom

Em concerto intitulado  ‘Cantos do Brasil’, a Orquestra Sinfônica de Sergipe presenteou o seu público com mais um concerto inteiramente dedicado à música brasileira na noite de ontem, 16, no Teatro Atheneu. No repertório, destaque para a obra de Heitor Villa-Lobos, um dos mais relevantes compositores brasileiros, com a interpretação de duas de suas maiores obras: Bachianas Brasileiras nº4 e 5, em versão para grande orquestra de John Krance. Completaram o programa a abertura da ópera “O Garatuja”, de Alberto Nepomuceno, e a obra “Alá”, do compositor baiano e professor da Universidade Federal da Bahia, Paulo Costa Lima.

O maestro Guilherme Mannis disse  que é sempre muito prazeroso apresentar um concerto sobre a diversidade que é o Brasil e suas manifestações musicais. "O concerto é dedicado a Villa-Lobos, principal mestre da música clássica brasileira, onde apresentamos duas de suas obras primas: a Ária das Bachianas nº5 e as Bachianas nº4, integralmente. Também executamos peças de um excelente compositor romântico brasileiro que é o Alberto Nepomuceno e uma peça contemporânea de Paulo Costa Lima, chamada Alá.  Essa peça traz diversas características da cultura popular   soteropolitana, transmitindo-se à performance por meio de uma rítmica muito pulsante. O público se identifica com o repertório brasileiro, o que nos deixa extremamente felizes", disse.

Para o músico Juan Manuel Quinteros, que recentemente integrou o grupo e fez sua primeira apresentação pela Orsse na noite de ontem, a expectativa para apresentação, tanto por parte dele como do público era muito grande. "Estou muito feliz por ter participado dessa apresentação, que foi a minha primeira pela Orquestra e por ter sido uma apresentação tão bonita, onde  se expressou toda a música brasileira, especialmente Villa-Lobos. Estou demasiadamente contente em fazer parte disso", afirmou.
 
"Sou apaixonada por música clássica e presença cativa nas apresentações da Orquestra. Hoje a noite foi ainda mais especial, pois  um concerto inteiramente dedicado a música brasileira é um presente para quem aprecia esse tipo de apresentação. Villa-Lobos é um compositor que dispensa comentários, sem dúvidas o maior do Brasil e as Bachianas, são as minhas prediletas. Então, eu só posso dizer que foi uma noite especialíssima que eu tive o prazer de participar e apreciar essa maravilha", afirmou a pianista, Clese Noemia.