23/09/2019 09h00 - Atualizado em25/09/2019 01h23

Nova edição do Culturart abre a 13ª Primavera dos Museus

Iniciativa é realizada quinzenalmente, às sextas-feiras, sempre na Praça Fausto Cardoso, no centro de Aracaju

Foto: Arthuro Paganini

O Culturart no Palácio, iniciado em fevereiro deste ano, vem se concretizando como uma opção de lazer cultural para os aracajuanos. Realizado pela Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), o projeto objetiva aproximar o cidadão das diversas expressões artísticas do nosso Estado. Na última sexta, 20, o evento foi o espaço para a abertura da 13ª Primavera dos Museus, que teve inicio às 16h, no Palácio Museu Olímpio Campos com uma programação eclética que agradou o público presente, a exemplo da ‘Roda de Conversa’ com o tema “Museus Por Dentro, Por Dentro dos Museus”, que foi mediada pela museóloga do Museu Afro-Brasileiro de Sergipe, Verônica Consuelo.

A presidente da Funcap, Conceição Vieira, reforçou o objetivo principal da entidade com este evento. “O nosso intuito é fazer com que a população de Sergipe dedique um tempinho a conhecer e visitar os nossos museus, especialmente nessa semana com esse brilhantismo. Aqui no Museu Olímpio Campos estamos realizando esse encontro, onde cada dirigente de Museu  teve a oportunidade de  apresentar o seu jeito de trabalhar e com isso abrindo as portas dessas unidades,de maneira mais fácil para a gente sergipana e para o turista”, ressaltou.

O encontro teve ainda as participações da historiadora Verônica Nunes, do Museu Galdino Bicho (IHS), do historiador do Museu de Arte Sacra de Sergipe, Jorge Maklin e da museóloga do Museu Arqueológico de Xingó (MAX/UFS), Railda Nascimento, que resumiu um pouco do que foi este momento.

“Estivemos aqui apresentando um pouquinho sobre o que o museu faz, qual é o seu papel da pesquisa e da extensão, o Museu fica em Canindé de São Francisco e nós trouxemos um pouquinho do nosso trabalho para os presentes aqui no Palácio Museu Olimpio Campos. Foi sem dúvidas uma satisfação participar desse momento”, comentou.

O evento contou ainda com apresentação de Choro e do Coral da UFS regido pelo maestro Guilherme Mannis que ressaltou a importância de fazer cultura de forma acessível. “A Universidade Federal de Sergipe volta ao Culturart para mais um concerto bastante eclético, algumas peças populares, arranjos muito bonitos, e uma peça sacra que é um pedacinho da Missa de coroação de Mozart. Então, fazer esse tipo de  cultura, completamente acessível à população, gratuitamente e neste espaço tão bonito que é a Praça Fausto Cardoso é uma felicidade para nós”, afirmou o maestro.

O Culturart no Palácio é realizado quinzenalmente, às sextas-feiras, sempre na Praça Fausto Cardoso, no centro de Aracaju.