10/03/2019 09h27 - Atualizado em11/03/2019 09h26

Mulheres debatem no Roda Viva como ampliar seu espaço na sociedade e combater a violência

A atração vai ao ar nesta segunda-feira, 11, às 22h na Aperipê TV canal 6.1

Roda viva
O programa recebe Samira Bueno, Monica Benicio, Michele Ramos, Lígia Ferreira, Dona Jacira e Patrícia Ellen
 
Nesta segunda-feira, 11, às 22h, o Roda Viva recebe grandes mulheres para debaterem, sob a ótica de suas diferentes vivências, as questões que afetam a mulher brasileira hoje. Compõem a bancada Samira Bueno, diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública; Monica Benicio, arquiteta, ativista dos direitos humanos e viúva da vereadora Marielle Franco; Michele dos Ramos, assessora especial do Instituto Igarapé; Lígia Ferreira, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); Dona Jacira, líder comunitária e mãe do rapper Emicida; e Patrícia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo.
 
Apesar da aprovação, em 2015, da Lei do Feminicídio, que agrava as penas em casos de assassinatos de mulheres, as denúncias de agressão não param de aumentar. Em 2018, foram mais de 90 mil ligações para a Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, o que significa um aumento de quase 30 por cento em relação ao ano anterior.
 
Atualmente, no Brasil, mais de mil mulheres são assassinadas a cada ano – a maioria vítima dos próprios maridos ou companheiros. Todos esses temas ganharão destaque no programa que acontece entre duas datas importantes, 8 de março, o Dia Internacional das Mulheres, e 14 de março, quando se completa um ano do assassinato de Marielle, ainda sem solução.
 
Com apresentação de Ricardo Lessa e desenhos do cartunista Paulo Caruso, a atração vai ao ar na TV Cultura, no site da emissora, no Twitter, no Facebook, no YouTube e no aplicativo Cultura Digital e na Aperipê TV, canal 6.1.