Mês da Consciência Negra será celebrado pela Funcap
A abertura acontece no dia 12 de novembro com a Exposição “Negra Consciência Sergipana”, no Corredor Cultural Wellington Santos ‘Irmão
No mês da Cultura e também da Consciência Negra, o Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê, preparou uma extensa programação alusiva à data, que marca ações para lembrar e destacar a luta dos negros contra a discriminação racial e a desigualdade social. A abertura acontece no dia 12 de novembro com a Exposição “Negra Consciência Sergipana”, no Corredor Cultural Wellington Santos ‘Irmão, na Funcap.
Já de 18 a 22 de novembro o Museu Afrobrasileiro de Sergipe, em Laranjeiras, recebe o projeto Museu Afrobrasileiro de Sergipe vai à escola. No dia 20 de novembro, data em que se celebra o Dia da Consciência Negra, o Teatro Tobias Barreto inicia a celebração pelo Dia da Consciência Negra às 19h com o Grupo Um Quê de Negritude, apresentando o espetáculo “Zumbi: Amor e Liberdade”, em seguida, show com Anne Carol e os Afrodrums (selecionado no Festival Sergipano de Artes Cênicas).
Sobre a data
O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o país. A data homenageia Zumbi, um pernambucano que nasceu livre, mas foi escravizado aos seis anos de idade. Mais tarde ele voltaria para sua terra natal e seria líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi morreu em 20 de novembro de 1695.
Programação:
12 a 25 nov – 17h: Exposição Negra Consciência Sergipana
Corredor Cultural/FUNCAP- Aracaju
18 a 22 nov – 9h: Museu Afrobrasileiro de Sergipe vai à Escola
Museu Afrobrasileiro de Sergipe – Laranjeiras
20 nov – 19h: Espetáculo de Dança- Zumbi: Amor e Liberdade
Grupo Um Quê de Negritude
Teatro Tobias Barreto
20h40: Show de Anne Carol e os Afrodrums
Teatro Tobias Barreto