02/03/2019 12h55 - Atualizado em08/03/2019 10h33

Jornal da Aperipê vai cobrir carnaval sergipano da capital e interior

Carnaval Funcap

A Fundação de Cultura de Arte Aperipê de Sergipe terá uma vasta programação especial de carnaval

A equipe de jornalismo da Aperipê TV estará de plantão em todo o feriado prolongado de carnaval para cobrir os blocos de rua de Aracaju, além de noticiar as principais folias de Momo que acontecem nas cidades do interior. O Jornal da Aperipê, que vai ao ar de segunda a sexta, às seis e meia da noite, não costumava ter edições em feriados prolongados, esta é mais uma novidade implementada pelo Governo do Estado e pela nova gestão da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap-SE).

“Durante esta semana os nossos meios estarão repletos de programação carnavalesca para todos os sergipanos curtirem o que produzimos aqui, mas também vivenciarem a programação baiana e pernambucana diretinho da Aperipê TV e das rádios AM e FM”, destaca a diretora-presidente Funcap/SE, Conceição Vieira.

A novidade foi confirmada pelo atual diretor de jornalismo da emissora, Eduardo do Valle, que assumiu a função este ano. Ele destaca que a Aperipê TV tem marcado sua cobertura jornalística com foco acentuado nas manifestações culturais sergipanas, além do foco educativo que sempre teve foco na Fundação Aperipê como um todo.

“O carnaval não poderia ficar de fora de nossa tela. Essa festa popular também é muito ligada ao espírito da sergipanidade que se propaga por vários cantos do estado. São os blocos de rua em Aracaju; escolas de samba, em Estância; o frevo das bandas do Zé Pereira, em Neópolis,  Os bonecos e marchinhas, em São Cristóvão e o carnaval de trios nas praias. Ou seja, a diversidade  é rica e a TV do povo sergipano, não poderia deixar de registrar e divulgar tudo isso”, informou o jornalista.

Transmissões ao vivo

A programação especial de Carnaval da Funcap começou na quinta-feira passada, dia 28 de fevereiro, com o início da transmissão do Carnaval de Salvador pele canal de televisão 6.1, em parceria com a TVE de Salvador. Na sexta de carnaval foi a vez da emissora começar a exibir também o tradicional e democrático carnaval pernambucano, diretamente do Marco Zero, no Recife (PE), numa transmissão da TV Cultura, de quem a Aperipê TV é afiliada. Até o próximo dia cinco de março, serão mais de 70h de imagens das duas maiores festas de carnaval do Nordeste e do país, ao vivo, para mais de 40 cidades sergipanas.

A parceria com a TVE foi efetivada na semana anterior, quando os gestores da Funcap estiveram em Salvador realizando as tratativas. Na companhia do diretor de radiodifusão, Chiquinho Ferreira, do coordenador operacional, Jefferson Andrade, e coordeandora da TV, Jade Moraes, a diretora-presidente Conceição Vieira firmou parceria com a TV educativa local. Na ocasião eles participaram de reuniões com o diretor-presidente da emissora baiana, Flávio Gonçalves e o encontro foi marcado por pautas culturais e emergentes nos dois Estados.

Uma das ideias discutidas está sendo posta em prática, com a troca de coberturas e transmissões de eventos relevantes para ambos. A Aperipê TV transmitirá o Carnaval da Bahia e a TVE fará cobertura do São João sergipano. “Discutimos sobre editais mais simples e inclusivos para as pessoas poderem participar e termos uma interação mais forte com o povo. Além de trocas de materiais, por exemplo, shows internacionais e nacionais realizados na Bahia ou em outros Estados”, revelou Conceição Vieira.

Bloquinho Funcap

Mas o carnaval da Fundação Aperipê não se resume à televisão. Também na sexta de carnaval, só que um pouco mais cedo, foi a vez do "Bloquinho da Funcap" desfilar seu cortejo animado pelo primeiro grupo de maracatu de baque virado de Sergipe, o Maracatu Asè d’Orí. A concentração foi às 15h no Centro Cultural de Aracaju, na praça General Valadão, passando pelo caçadão da rua João Pessoa, com destino ao Palácio Museu Olímpio Campos, na praça Fausto Cardoso, em Aracaju, onde se concretizou a segunda edição do projeto Culturart no Palácio com uma apresentação da banda da Polícia Militar.

Carnaval no Rádio

E esse “bloquinho” Aperipê continuará animado até o dia 5, com a programação especial também nas rádios AM 630 e FM 104,9, que manterão o ritmo para os amantes da folia. A partir de sábado, dia 2, até o dia 5, as duas emissoras terão repertório musical carnavalesco com muito frevo, marchinhas, axé dos anos 80 e 90 e também samba-enredo, em toda a sua programação. Serão 24h por dia, para fazer a festa de todo o tipo de folião sergipano, ligado nas sintonias na capital e no interior.Nos intervalos entre as músicas, spots contarão curiosidades da história do carnaval no Brasil e no mundo.

Confira a programação de carnaval na Aperipê TV

Sábado – 02/03

17h30 - Carnaval de Salvador 

22h - Carnaval de Recife

Domingo – 03/03

14h30 - Carnaval de Salvador

21h - Carnaval de Recife

Segunda – 04/03

12h - Carnaval de Salvador

22h - Carnaval de Recife

Terça 05/03

12h – Carnaval de Salvador

22h - Carnaval de Recife