14/01/2020 11h50 - Atualizado em14/01/2020 12h12

Funcap recebe intercambistas do Peru

Três estudantes atuarão na comunicação da Fundação, e uma nas redes sociais das emissoras Aperipê

Estudantes peruanas chegam à Funcap

Intercambistas da Associação Internacional dos Estudantes de Ciências Econômicas e Sociais (AIESEC) foram recepcionadas pela presidente da Fundação de Cultura e Arte Aperipê, Conceição Vieira e demais diretores da pasta. O intercâmbio é uma parceria entre o Governo do Estado e a Associação: uma organização global formada por jovens universitários e recém-graduados, considerada pela Unesco como a maior do mundo.

Das quatro estudantes que vieram do Peru, três irão desenvolver projetos na área de comunicação da Funcap e uma estudante atuará nas emissoras Aperipê, colaborando nas redes sociais digitais. O grupo é formado por estudantes dos cursos de Administração e Publicidade, que chegaram a capital sergipana no último dia 2 de janeiro e ficam até o dia 15 de fevereiro.

Mas além delas, um grupo numeroso está em Aracaju, vindo de outros países como Argentina, Chile e Colômbia, passará cinco semanas de muito aprendizado, diversidade cultural e conhecimento das políticas públicas culturais de Sergipe.

O Projeto Smart proposto pela AIESEC trabalha as áreas de marketing e administração. O Smart amplia conceitos e estabelece um planejamento operacional de quatro a seis semanas capaz de contribuir para melhorias das necessidades e ampliação da promoção social. Os principais benefícios do programa Smart são: trazer pessoas de diferentes culturas que possam contribuir no desenvolvimento da organização; ampliação do impacto da organização, por meio do aperfeiçoamento das atividades e ampliação de potencialidades humanas, desenvolvendo o autoconhecimento.

A parceria tem como propósito realizar troca de experiências, onde os estudantes irão  criar ações de marketing e publicidade das atividades culturais promovidos pela Funcap. O projeto também busca promover a organização em termos de marketing, elaborando um plano de comunicação eficaz, assim como produções de mídias sociais, promovendo uma ampla divulgação da cultura e do turismo em Sergipe, destacando o Bicentenário do Estado que acontece neste ano.

 Para o intercambista, o projeto propicia o aprendizado de um novo idioma, a vivência em uma nova realidade social e educacional e o desenvolvimento de estruturas de trabalho diferenciadas. De acordo com a estudante de administração, Heylin Zarela, o intercâmbio foi graças à Aiesec, baseado em um projeto chamado “inteligente”, que trata da disseminação em redes e meios de comunicação.

“Espero contribuir muito para essa base com meus conhecimentos adquiridos na Universidade. Estou muito feliz com a Funcap porque estou aprendendo sobre cultura e sou muito grata pela forma que fui acolhida por toda equipe. Escolhi Aracaju porque fiquei muito interessada na diversidade cultural e biodiversidade além de sua história e é algo que espero aprender muito mais, pois estou realmente impressionada com tudo que tenho visto.  Também estou encantada com o tratamento das pessoas, todas muito acolhedoras, a culinária, seus frutos e os sucos naturais, sem falar das  praias que  são realmente maravilhosas”, finalizou.