11/03/2019 01h00 - Atualizado em11/03/2019 12h49

Documentário “Josa o vaqueiro do sertão” será lançado dia 12

Realização conta com o apoio da Fundação Aperipê

Reprodução Josa

Josa o Vaqueiro do Sertão, o documentário, será lançado nesta terça-feira, 12, na capital sergipana, data em que o homenageado completa noventa anos de vida. A exibição acontecerá a partir das 15h no Centro Cultural de Aracaju, localizado na praça General Valadão.  A produção é dirigida pelo jornalista e cineasta, Dida Araújo, que é coordenador de programação da Aperipê TV, integrante da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe, que também apoia a realização.

A entrada é aberta aos amantes da sergipanidade. E José Grigório Ribeiro, Josa, nascido na cidade de Simão Dias, é um grande representante da gente sergipana. Ele se tornou um vaqueiro muito famoso na região devido à habilidade na arte de amansar animais. Ele também foi vendedor de frutas na feira da cidade, amansador de burro brabo, militar e costureiro. Mas foi a arte de compor, cantar e tocar sanfona que projetou Josa para o universo artístico e o transformou em um dos principais nomes da cultura sergipana. 

A ideia de registrar a memória do sanfoneiro Josa, em uma peça do audiovisual, começou há vinte anos quando os jornalistas Dida Araújo, Marcelo Carvalho e Erito Meirelles produziram uma reportagem especial, para o jornalismo da TV Sergipe, em homenagem aos setenta anos do artista. Boa parte desse material foi guardado e no ano passado Dida Araújo iniciou a formatação do roteiro.

O documentário traz depoimentos do homenageado, de pesquisadores, amigos, músicos e familiares. Apresenta também fotos de família e vídeos guardados por admiradores. Alguns arquivos  históricos conseguidos junto à Aperipê TV foram fundamentais para a realização desse registro. Por esse motivo, Dida Araújo, fez questão de colocar a emissora como coprodutora desse documentário, que fará parte da memória do audiovisual sergipano. 

80 anos da Radiodifusão

De acordo com Dida Araújo, o documentário também faz parte das comemorações pelos oitenta anos da rádio Aperipê AM 630, a pioneira da radiodifusão sergipana. Foi a emissora, já chamada de Rádio Difusora de Sergipe, que acolheu Josa, em 1962, e o projetou para o universo musical brasileiro. Na emissora ele apresentou o programa “Boa Noite Sertanejo” e, em seguida, conquistou definitivamente o espaço radiofônico com o programa “Festa na Casa Grande”.

Ficha técnica

A direção de fotografia do documentário é de Sérgio Almeida. A captação do som é de Miguel Andrade. Dida Araújo assina roteiro, produção, direção e edição. Dida Araújo é formado em cinema e audiovisual pela Universidade Federal de Sergipe e realizador de vários documentários, todos eles voltados para a preservação da memória sergipana. Há quatro anos trabalha na Aperipê TV onde ocupou o cargo de diretor de jornalismo e hoje coordena o departamento de programação da emissora.

Serviço

O quê: Lançamento do documentário “Josa o Vaqueiro do Sertão”
Quando: 12 de Março
Horário: 15h 
Local: Centro Cultural de Aracaju- Praça General Valadão, Centro