10/05/2019 12h10 - Atualizado em10/05/2019 12h12

Aperipê TV vai exibir “Séries do Brasil”

Novo programa abre espaço para produções regionais e independentes

Séries do Brasil
                                                                                                                                                                                        
A Aperipê TV vai passar a exibir, a partir do dia 14 deste mês, o programa “Séries do Brasil”, que estreia na emissora para abrir espaço para o conteúdo regional e independente. A primeira série apresentada será "Sertão de Dentro", do diretor Geraldo Sarno e produzida no nordeste pela Truque Produtora de Cinema. Sempre de terça as quintas, a partir das 19h, um trabalho diferente.
                                                                                                                                                                                                      
As séries, documentais e ficcionais, foram realizadas através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (Prodav) TVs Públicas, que é uma parceria entre a Agência Nacional de Cinema (Ancine), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC). O objetivo da iniciativa é incentivar a produção desse tipo de conteúdo e também a oferta para as emissoras públicas de televisão.
                                                                                                                                                                                                            
“É uma importante janela para a produção independente do Brasil, vamos exibir séries documentais e ficcionais realizadas em todas as regiões do país.  O Prodav é um programa de fomento e distribuição de conteúdo para as TV’s públicas, vamos exibir séries documentais feitas com os índios na região norte, séries ficcionais do nordeste, produtos com a cara de todo o Brasil”, pontua a coordenadora da Aperipê TV e cineasta, Jade Moraes.
                                                                                                                                                                                                              
Sertão de Dentro
Esta produção, ao mesmo tempo em que se propõe a revisitar o sertão de hoje e, pela primeira vez, o da infância do autor, e a filmar aí o que se põe frente às lentes, também tenta traçar o percurso intelectual que o levou a fazer do sertão seu lugar de reflexão e determinou sua forma de fazer cinema.
                                                                                                                                                                                                         
Geraldo Sarno é um dos mais importantes documentaristas brasileiros, partindo da fazenda onde viveu sua infância, percorre sua trajetória cinematográfica dos anos 60 aos 80, revisitando temas, personagens e situações, contrapondo imagens dos seus filmes com imagens dos mesmos lugares nos dias de hoje, reencontrando personagens e refazendo seu percurso intelectual, sempre tendo o sertão como objeto de reflexão.