09/11/2018 12h45 - Atualizado em09/11/2018 12h37

Aperipê Tv exibirá o DOC - Mestre Moa do Katendê - A primeira vítima

Mestre Moa

A Aperipê TV exibirá no próximo sábado, às 16h30, o documentário, “Moa do Katendê – A primeira Vítima”, que relata a vida e obra do mestre de capoeira, Moa do Katendê, vítima de crime de ódio no dia 7 de outubro de 2018. O DOC foi dirigido por Carlos Pronzato e teve a produção de Paulo Magalhães.

Romualdo Rosário da Costa, o Moa do Katendê, foi um compositor, percussionista, artesão, educador e mestre de capoeira brasileiro. Foi campeão do Festival da Canção do bloco Ilê Aiyê em 1977. Promoveu o afoxé, fundando em 1978 o Badauê, e em 1995 o Amigos de Katendê. Defendia um processo de “reafricanização” da juventude baiana e do carnaval.

Moa foi assassinado com doze facadas pelas costas após o primeiro turno das eleições gerais de 2018. Segundo testemunhas e a investigação policial, o ataque teria sido motivado por discussões políticas, após Romualdo declarar ter votado em Fernando Haddad. O agressor, apoiador do candidato adversário Jair Bolsonaro, teria discutido com o capoeirista e deixado a cena, voltando logo em seguida com o facão com o qual teria desfilado ao menos 12 facadas na vítima. Romualdo não resistiu e morreu no local.

A morte do compositor suscitou homenagens por artistas próximos como Caetano Veloso e Gilberto Gil e também de artistas internacionais, como Roger Waters. Grupos de capoeira e movimentos ligados à cultura africana também fizeram homenagens em Salvador, Recife e São Paulo.