01/04/2019 07h00 - Atualizado em31/03/2019 10h31

Participação da Funcap foi destaque na ExpoRingo 2019

Fundação Aperipê proporcionou arte, cultura e informação ao evento

Foto: Mario Sousa/ASN

Convidada a estar presente na primeira edição da FJ Ringo Expo & Negócios “ExpoRingo 2019”, a Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap/SE) fez de sua participação, além do seu estande, um dos destaques do maior evento agropecuário do Estado, realizado de 28 a 31 de março em Lagarto, a 80km de Aracaju.

Foram 210 expositores e 180 estandes, entre criadores de caprinos, ovinos, equinos, bovinos, além de empresas de implementos agrícolas, insumos, instituições governamentais, financeiras, imobiliárias e indústrias, além da exposição do artesanato sergipano e competições esportivas. Desde a abertura, a Fundação Aperipê levou atrativos para os visitantes de seu estande, além de muita informação sobre o evento, para os sergipanos que estavam em casa.

Presente na abertura, o governador Belivaldo Chagas foi um dos primeiros a passar pelo estande. Ele esteve acompanhado pela presidente da Funcap, Conceição Vieira, que classificou a feira agropecuária como uma atividade de grande importância pela geração de negócios, atração de turistas e competições, tornando Sergipe uma referência no segmento.

“Um verdadeiro espaço de negociações ligadas àquilo que alegra e realiza as pessoas que gostam de campo, mas também aqueles que são do mundo empresarial. Atrai turistas, gera divisas para o Estado através daqueles que aqui aportam e do povo de Sergipe mesmo, que também se contenta, vibra e participa. Sergipe se torna o centro das atrações ligadas a essa atividade, por isso o governo apoia, participa e dá os parabéns ao empreendimento do Geraldo Magela em nosso Estado”, ressaltou a presidente.

A Funcap levou em todos os dias do evento, atrações culturais, presença de artistas, músicos e grupos folclóricos convidados, entre eles Chiquinho do Além Mar, que envolveu o público com declamações de poesias de cordel e forró pé-de-serra, e o aquarelista e tatuador Canijan, que apresentou e demonstrou seu trabalho. Pelo estande também passaram o escultor Keninho, Jailson do Acordeon e o pintor Lello. Os grupos Parafusos, Pastoril Forges e São Gonçalo também se apresentaram, a convite da Funcap. Além das quadrilhas juninas Século XX e Unidos em Asa Branca, que fizeram parte da programação.

Emissoras Aperipê

Além de levar muita cultura e arte popular sergipana para a ExpoRingo, a Fundação Aperipê também levou informação do evento para os sergipanos que estavam em casa. Desde o primeiro dia, as emissoras de TV e rádio noticiaram os acontecimentos da feira, que na sua abertura contou com a presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina Correia Dias. A Aperipê FM 104.9 transmitiu, ao vivo, no programa Mural News, uma entrevista exclusiva com a representante do Governo Federal, que foi concedida ao diretor de radiodifusão da Funcap, Chiquinho Ferreira.   

Além disso, o telejornal Jornal da Aperipê realizou uma reportagem mostrando os detalhes da exposição e do complexo das Palmeiras, ampla área no povoado Brejo, que abriga todas as diversas atrações idealizadas pelo empreendedor Geraldo Magela. E na tarde de sexta-feira, dia 29, o programa Sertanejando, apresentado por Zito Costa na Aperipê AM 630, foi transmitido ao vivo, diretamente do estande da Funcap, levando para todo o Estado e além-fronteiras outras informações do espaço e do evento como um todo.