07/06/2019 08h05 - Atualizado em07/06/2019 09h18

Festejos juninos aquecem o comércio de vestuário e acessórios típicos

A tradição cultural também é oportunidade de renda extra para costureiras e comerciantes, da capital e interior

Foto: Ascom/Funcap

O Encontro Nordestino de Cultura promovido pelo Governo do Estado através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe é um dos maiores eventos da capital no período junino. Com atrações artísticas locais e nacionais, quadrilhas e artesanatos produzidos na região, o evento impulsiona o comércio de roupas, acessórios e calçados. Desde o mês de março, os comerciantes já se organizam em função do São João, pois é o período de maior procura dos figurinos, calçados de couro e os acessórios personalizados para data.

Durante todo o ano, a loja de Alceu Lins funciona no centro de Aracaju, mas é no período junino que ela ganha mais cores. Os vestidos de variados modelos e estampas ficam pendurados desde a entrada até o final da loja. Na frente, encontram-se as sandálias de couro espalhadas de forma simétrica pelo chão. A roupagem xadrez também chama a atenção dos consumidores. “Trabalho aqui há 17 anos, embora o movimento em comparação com o ano passado tenha caído, estou confiante que os festejos juninos que estão prestes a começar, ajudem a movimentar ainda mais o nosso comércio”, relata.

Apostando na exclusividade, Telma de Araújo comercializa vestidos de chita personalizados. Desde o início de janeiro, já se prepara para a época. A comerciante enfatiza sobre como a disputa do comércio cresceu em meio a crise que o país está passando e como a iniciativa caseira ajuda nas vendas. “A maior parte dos comerciantes do ramo têm os mesmos fornecedores, já as minhas peças são exclusivas”, reforça. A mesma também deposita as expectativas de vendas nas festas da capital que se aproximam.

Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Brenno Barreto, a CDL/Aracaju também vê bons motivos para o aquecimento da economia, em grande parte, em função do São João. Segundo o presidente, armarinhos, sapatarias e o setor de vestuário já estão faturando. “Todo o estado se movimenta buscando nos vários segmentos do comércio os produtos para festejar a data”, diz Brenno. Ele destaca que a participação de várias prefeituras e governo do Estado realizando a festa em seus municípios também ajudam a movimentar a economia local.