16/09/2019 02h10 - Atualizado em18/09/2019 10h35

Dia Nacional do Teatro é comemorado pelo governo do estado

Apresentações terão entrada franca e integram o V Festival Sergipano de Artes Cênicas realizado com recursos do Ministério da Cidadania

Foto: Arquivo/Funcap

No dia 19 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Teatro, data destinada a homenagear uma das manifestações artísticas mais antigas da humanidade.  Em reverência a essa celebração, o Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe, preparou uma programação especial no Teatro Atheneu.

As apresentações têm inicio às 15h com o espetáculo infantil “Vai dar cacho na cabeça do bebê mainha?” da companhia A Tua Lona. Dando continuidade as comemorações, às 20h o Grupo Imbuaça apresenta “Mar de Fitas: Nau de Ilusão” com classificação etária livre. E encerrando a programação, as 21h20 show do cantor Saulo Ferreira. As apresentações fazem parte do V Festival Sergipano de Artes Cênicas, realizado com recursos do Ministério da Cidadania. Vale lembrar que a entrada para todos os espetáculos é franca.

O espetáculo “Vai dar cacho na cabeça do bebê mainha?” conta a história de três irmãos: Lulu, Lolô e Lili que têm como memória mais marcante o dia em que eles nasceram e acabaram por multiplicar o amor que existia na família. A vinda de uma nova irmã, Helena, vai modificar a dinâmica dessas crianças. Reconhecer Helena como irmã e ensiná-la a amar será um grande desafio para esse trio que tem personalidades completamente distintas e em comum o amor uns pelos outros.

Já no “Mar de Fitas: Nau de Ilusão” o espetáculo propõe uma viagem divertida e reflexiva sobre as razões pelas quais o Imbuaça tornou-se uma conhecida trupe de teatro: resistência e defesa da cultura popular. Dramaturgia e encenação fazem uma imersão nestes quarenta anos de sobrevivência tecendo uma poética homenagem ao que nos faz forte e aos mentores dessa identidade. Mas também trama um desabafo contra a condição do artista popular e sua dupla profissão Em cena nove atores interpretam vinte e duas canções que fizeram parte da dramaturgia do grupo nessas quatro décadas em uma celebração sobre ser artista popular e mostrar sua arte em praça pública.

E encerrando a programação com chave de ouro, o guitarrista, compositor, professor e atuante no cenário musical sergipano, Saulo Ferreira que vem desenvolvendo um trabalho autoral resultante de múltiplas influências, sobretudo do jazz, da música brasileira e africana. Em seu novo projeto intitulado "Yam", que será apresentado na noite festiva, Saulo Ferreira mostra seu amadurecimento, com uma música forte e introspectiva, que busca evidenciar suas habilidades ao tempo em que extrai de si o seu melhor, com a pretensão de levar a todos o valor de reconhecer-se naquilo que se faz.

Programação:

15h - Apresentação do espetáculo de teatro: Vai dar cacho na cabeça do bebê mainha?
Grupo: A Tua Lona
Duração: 50 min.
Categoria: Teatro Infantil (indicado preferencialmente para crianças de 5 a 12 anos).
Classificação: Livre         
Entrada Franca   

20h  Apresentação do espetáculo de teatro: Mar de fitas nau de Ilusão
Grupo: Imbuaça
Duração: 60min
Classificação etária: Livre
Entrada Franca

21h20 Show de Saulo Ferreira
Entrada Franca