28/03/2019 12h35 - Atualizado em28/03/2019 12h38

Crianças lotam Teatro Atheneu no Dia Internacional do Teatro e Circo

Artes cênicas, circenses e da dança subiram ao palco para marcar a data e a vida da plateia

Foto: Alícia Mendes

Na tarde desta quarta-feira, 27, a Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap/SE), promoveu uma comemoração no Teatro Atheneu para celebrar o dia Internacional do Teatro e Circo. Na ocasião, grupos de dança, teatro e circenses se apresentaram ao público, composto por muitos estudantes da rede pública de ensino, alguns em sua primeira experiência no teatro, que lotaram a plateia do evento.

Pelo palco passaram os grupos Mamulengo de Cheiroso e Catalise, BallareStudio de Dança, Cubos Centro de Dança, Arte na Escola, Lukas Wandblack e Art Style Crew e o grupo circense do espaço Cigari. Atrações que fizeram o público vivenciar a importância de manter presentes as manifestações culturais. A professora da Escola Municipal Coronel Gentil Daltro, Gilnara Melo Santos, frisou que essas experiências são relevantes para a formação das crianças que tem pouquíssimo ou nenhum acesso à cultura.

“É muito importante porque eles são de povoados e não tem uma convivência com o teatro nem o circo, tudo que aconteceu hoje aqui foi gratificante tanto para mim quanto para eles, sei que cada um levará momentos que puderam experimentar hoje aqui por toda vida, pude ver nos olhos deles”, afirmou a docente.

Artes e artistas são partes que se complementam e propiciam aos cidadãos a esperança de um mundo melhor. É com a arte que sonhamos e criamos as mais diversas manifestações humanas e é assim também que os grandes artistas locais vivenciam esta riqueza cultural. A fundadora da Ballare Studio de Dança, Vanessa Junqueira, revelou sua felicidade em estar participando de uma homenagem assim.

“Para mim, como artista, é emocionante demais ver tantos colegas que estão em palco trabalharem com tanto amor e emoção, apesar das dificuldades que passamos, e ver o público conseguindo sentir o que queremos passar também. A comunidade é muito carente com relação a arte como um todo e trazer esse público para o teatro em um dia tão especial e envolvê-los com esse tipo de atividade de forma lúdica é muito prazerosa e enriquecedor para eles. Cada dança emite um pouco desse sentimento em um futuro melhor, e até mesmo da possibilidade dessas crianças se tornarem artistas um dia”, ressaltou.

Saudando os grupos do nosso Estado, a diretora de Cultura da Funcap, Anúbia Melo, exaltou a arte teatral e circense. “A Funcap visa e busca promover essas celebrações que consistem na interação com arte e aprimoramento das habilidades artísticas que são natas do ser humano. Conseguimos entregar para as crianças das escolas públicas, que vieram ao teatro, uma vivência com muita alegria podendo estar mais perto e conhecer os artistas e grupos artísticos locais que são extremamente importantes para a nossa cultura”, declarou.