26/04/2019 09h45 - Atualizado em26/04/2019 05h42

Centro de Criatividade encerra programação em comemoração ao Dia Mundial do Livro

Atividade voltada para o público infanto-juvenil recebeu centenas de crianças em três dias

Centro de criatividade

Para marcar o Dia Mundial do Livro, comemorado na última terça-feira, 23, o Centro de Criatividade realizou diversas atividades no decorrer da semana. A programação foi aberta com Beco Literário e contação de histórias, com Miguel Cervantes e sua obra Dom Quixote. Na quarta-feira, as atividades tiveram início às 14h com as crianças do colégio Novo Horizonte. O encontro foi recheado de música, bom papo sobre o escritor Monteiro Lobato e a turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo.

Os pequeninos conheceram a história sobre o dia que a Emília começou a falar. Após a contação, que aconteceu no auditório do Centro, as crianças se divertiram no Beco literário com gibis, revistas e livros com variados temas infantis, que foram expostos para que os leitores mirins pudessem explorá-los à vontade.

Já na tarde de ontem, 25, encerrando o evento no seu terceiro dia, os alunos da Escola Novo Horizonte estiveram presentes. As turmas de faixa etária entre quatro e oito anos de idade foram recepcionados pela equipe do Centro de Criatividade para mais uma tarde de muitas histórias e leitura. Todos saíram encantados com as histórias do Sítio do Pica-Pau amarelo. Na ocasião foi lembrada a vida e obra de Monteiro Lobato e o episódio que narra o sequestro da tia Nastácia pelo minotauro. Risos e encantamento selaram a tarde.

“O nosso objetivo maior é familiarizar, primeiramente aproximando do livro, jovens e crianças, como forma direta de promover o acesso à leitura. E, ao despertar interesse pelo livro, acreditamos estar enfatizando a importância deste hábito para a formação humana e cidadã da nossa juventude”, explicou Dell Cordeiro, diretor do Centro de Criatividade.

De acordo com a contadora de histórias Osaneide Rosa dos Santos, narrar uma história é a expressão viva da oralidade cultural, uma ponte entre o imaginário e a realidade. “Uma alegria contagiante. Esse é o efeito que uma boa história causa em crianças, que sabem como ninguém dar asas à sua imaginação”, finalizou.

O Centro de Criatividade, localizado no bairro Getúlio Vargas, em Aracaju, é uma das unidades do Governo do Estado, administrada pela Fundação de Cultura e Arte Arte Aperipê de Sergipe (Funcap/SE).