24/06/2019 02h25 - Atualizado em24/06/2019 04h24

Arraiá do Povo: Aperipê transmite a festa para o Mato Grosso do Sul

Além da TV, as emissoras de rádio AM e FM também levaram um pouco da festa para os lares dos sergipanos

Foto: Camila Santos/Ascom

As emissoras de rádio e televisão do sistema Aperipê de comunicação pública tem levado a alegria junina do Arraiá do Povo para dentro dos lares dos sergipanos. Com a transmissão, ao vivo, desde a noite de abertura, desta que é a maior festa junina de Aracaju, as rádios AM 630 e FM 104.9 e a Aperipê TV, canal 6.1, permitem aqueles que estão longe vivenciar um pouco do evento, inclusive fora de Sergipe, já que transmitiu para a TVE do Mato Grosso do Sul e também para a TV Baiana de Salvador.

Mais de 50 profissionais foram envolvidos na cobertura do evento do Governo de Sergipe, que é organizado pela Fundação de Cultura e arte Aperipê (Funcap/SE). Na telinha, a transmissão iniciada sempre às 22h15, foi comandada pelos apresentadores Selma Souza e Zito Costa, com reportagens de Vinícius Mecenas, no meio do público, além da cobertura para o Jornal da Aperipê. Algumas dessas reportagens, inclusive, foram veiculadas em rede nacional pelo Jornal da TV Cultura, de São Paulo.

“esse é o trabalho principal de difusão, propagação daquilo que fortalece a nossa cultura, a nossa identidade. Então todas essas noites intensivas, com concurso de quadrilhas, com o Arriá com grupos folclóricos, orquestras, bandas nacionais e locais, cumprindo o compromisso do governo do Estado de Sergipe e da Fundação de fomentar, propagar e difundir além fronteiras, como nós estamos realizando, e assim fortalecemos aquela que é a principal cultura do povo sergipano, o forró e dentro dele a diversidade de atividades culturais e artísticas que ofertamos para sergipanos e turistas que lotam os hotéis nesse período”, destacou a presidente da Funcap, Conceição Vieira.

Em cada uma dessas quatro primeiras noites, as transmissões na TV seguiram até as 2h30 da manhã, mostrando os shows do palco Jackson do Pandeiro, no Barracão da Clemilda, além da movimentação do público por toda a praça de eventos. Já no rádio, tanto na Aperipê AM 630 quanto na FM 104.9, a transmissão será nas 11 noites da festa, levando os shows e as informações do evento para todo o estado de Sergipe e além fronteiras. 

Os apresentadores Tanit Bezerra, Mário Sérgio e Grazi Oliveira se revezam na locução e nas entrevistas, seja com organizadores do evento, seja com os artistas que se apresentaram na festa, tudo para detalhar ao ouvinte o que de melhor acontece a cada noite, seja das apresentações musicais e artísticas, seja das informações da segurança pública ou do turismo.

O Jornal da Aperipê também se integrou ao evento, e nos dias 20, 21 foi exibido diretamente do estúdio da Aperipê TV no Arraiá do Povo, na Orla de Atalaia. Além das informações sobre a festa, mostrou reportagens especiais sobre os festejos e diversos temas juninos. Desde a abertura do Encontro Nordestino de Cultura 2019, do qual o Arraiá do Povo é parte integrante, as emissoras Aperipê tem divulgado todas as ações, como já é de costume anualmente. 

Esse ano houve um detalhe especial, pois além das transmissões do Arraiá, na noite de 21 de junho, dentro das comemorações dos 80 anos da rádio Aperipê AM 630, o programa Show Esportivo, apresentado pelo jornalista Raimundo Macedo, foi veiculado diretamente da praça de eventos da Orla, das 18h às 19h, para os ouvintes da emissora pioneira da radiodifusão sergipana. O programa, que vai completar 40 anos em setembro desde ano, é uma referência no jornalismo esportivo.

O diretor de Radiodifusão da Funcap, Chiquinho Ferreira, destacou o esforço de toda a equipe. “Todos se comprometeram, se dedicaram e mesmo diante de dificuldades que acontecem num trabalho desse porte, deram uma dose a mais de empenho e abnegação para que conseguíssemos levar um conteúdo de qualidade para nosso ouvinte e nosso telespectador”, disse o diretor.