Fundação Aperipê

Em 1938 a Rádio APERIPÊ AM 630 começou suas atividades com o objetivo de informar e entreter o público do Estado de Sergipe. Antes chamada de Rádio Difusora de Sergipe, foi a primeira emissora de rádio do estado.

Décadas mais tarde, através da Lei n° 1.759, de 11 de dezembro de 1972, é instituída a Fundação Aperipê de Sergipe – FUNDAP, integrante da Administração Pública do Estado de Sergipe, com a finalidade de prestar serviços de radiodifusão, compreendendo a transmissão de sons (radiodifusão sonora) e a transmissão de sons e imagens (televisão) com notícias e programas de interesse do estado, visando seu progresso cultural, social e econômico.

Em janeiro de 1985, ampliaram-se as ações da Fundação Aperipê, com a fundação da TV APERIPÊ e, em dezembro de 1995, com a criação da Rádio APERIPÊ FM 104,9. Atualmente a FUNDAP é regida pela Lei 5.696, de 16 de julho de 2005.

Como emissora pública, a APERIPÊ tem compromisso, apoia e incentiva manifestações que evidenciem a pluralidade cultural presente no Brasil e, especialmente, com os aspectos mais importantes de Sergipe, buscando incentivar e fortalecer a cultura local em suas diversas expressões, através de uma programação voltada para tudo o que representa o modo de vida sergipano, a exemplo do estímulo à produção musical e cinematográfica e a difusão dos trabalhos de nossos artistas.

Hoje, integra a ARPUB – Associação das Rádios Públicas do Brasil, a Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais – ABEPEC – e o Comitê de Formação da Rede Brasil, grupo responsável pelo projeto de construção da nova rede pública de televisão brasileira. Desde 02 de dezembro de 2008, passou a transmitir a programação da TV Brasil.

Os veículos da Fundação Aperipê, desde seus primórdios, estão entre os que mais valorizam a produção artístico-cultural de Sergipe, fincando sua atuação na equação: conteúdo local com quantidade e qualidade, como instrumento que atua para fortalecer o espírito de pertencimento e o caráter identitário do povo sergipano.

A Aperipê busca ainda, no cotidiano dos vários programas jornalísticos da TV e das rádios, exercer um jornalismo voltado para a promoção da cidadania, baseado no ideal de INFORMAÇÃO como DIREITO e SERVIÇO PÚBLICOS.

Tudo isso, com o respaldo na ética, na garantia de diversidade e no fomento às nossas manifestações, consagraram a APERIPÊ, historicamente, como o canal que expressa a vida sergipana, razão pela qual angariou o carinho, o respeito e a admiração dos sergipanos.

Esse formidável pacto de amor com a sociedade sergipana é renovado a cada parceria, em projetos próprios ou apoiando iniciativas, a exemplo da cobertura dos festejos juninos de 2012, com a transmissão ao vivo do Forró Caju e do “arraiá” da orla de Atalaia, num total de mais de 30 horas de programação, com mais de 250 mil acessos ao site da Fundap, a partir de 115 países diferentes.

Missão

Oferecer ao cidadão, por meio de uma comunicação inovadora, interativa, democrática e transparente, conteúdos educativos, culturais e jornalísticos de excelência, capazes de estimular a reflexão crítica, produzida com a participação da sociedade.

Visão

Ser referência na prestação de serviços públicos através de uma programação educacional, cultural e jornalística de qualidade, que permita conhecimento e formação cidadã.

Valores

A Fundação Aperipê está fundamentada nos seguintes pilares: ética, respeitando o caráter público de sua atividade, ao buscar a excelência e ao exercer a transparência interna e externa; promoção, respeito à cidadania e responsabilidade social, comprometida com a universalização e qualidade de conteúdo; respeito às diferenças, estabelecido por meio do diálogo; diversidade, no que se refere aos gêneros de programas oferecidos ao público; respeito às pessoas, ao promover o bem-estar no ambiente de trabalho e aprimoramento profissional do seu quadro de pessoal; inovação, ao buscar novas tecnologias, mídias, linguagens, conteúdos e interatividade, compromisso com o aprimoramento e a ampliação dos canais de comunicação entre a instituição e a sociedade.

Expediente

Givaldo Ricardo de FreitasDiretor Presidente(79)3198-2700givaldo.freitas@aperipe.se.gov.br
Jefferson Bosco Batista de AndradeDiretor de Operações(79)3198-2715jefferson.andrade@aperipe.se.gov.br
Luiz Eduardo Alves de OlivaDiretor de Captação e Recursos(79)3198-2744luiz.oliva@aperipe.se.gov.br
Dida AraújoDiretor de Jornalismo(79)3198-2711demostenes.araujo@aperipe.se.gov.br
Wallace Barreto CarvalhoDiretor Administrativo e Financeiro(79)3198-2740wallace.carvalho@aperipe.se.gov.br
Ludwig Birkner GuimarãesDiretor de Televisão(79)3198-2718ludwig.birkner@aperipe.se.gov.br