25/04/2019 09h55 - Atualizado em25/04/2019 09h58

TV Cultura chega aos 50 anos como a segunda melhor emissora do mundo

Aperipê TV, sua afiliada, traz para os sergipanos as 20 estreias e mais de 800 horas de novos conteúdos

TV Cultura 50 anos

Presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, alcançando 137 milhões de pessoas, a TV Cultura se firmou ao longo das décadas como a melhor emissora do Brasil em qualidade de programação – título corroborado por meio de uma pesquisa do instituto britânico Populus, que a colocou em 2º lugar no ranking mundial, atrás apenas da BBC One. A Aperipê TV, canla 6.1, é sua afiliada em Sergipe desde 2014.

Em 2019, a emissora chega aos seus 50 anos se mantendo atual, crítica e inovadora. E, como parte das comemorações, reestrutura sua programação com 20 estreias e mais de 800 horas de novos conteúdos. A renovação da grade acontece entre os meses de abril e maio e permeia os propósitos da TV pública, levando ao ar conteúdos educativos, culturais, instigantes e inspiradores – aspectos amplamente conhecidos dos telespectadores do canal.

Com essa mudança, a TV Cultura busca atingir principalmente aqueles que não dispõem de recursos como TV a cabo ou vídeo sob demanda. Isto é, “mais do que renovar e trazer frescor à grade, nós tivemos como principal objetivo democratizar conteúdos nacionais e internacionais de qualidade, algo que muitas vezes se mantém cativo a canais fechados e, portanto, exclusivo de um público selecionado. Esse é um papel que, enquanto instituição pública, estamos cumprindo há 50 anos e continuaremos a exercer”, afirma Marcos Mendonça, presidente da Fundação Padre Anchieta.

Nesta nova fase, a emissora traz diversos destaques de programação, com ênfase em produções próprias, como #ProvocaçõesCultura, O MusicalEscala Musical e Vitrine Brasil. Além disso, a grade também conta com outras novidades: alguns dos programas já familiares do público ganham novas temporadas e outros passam por mudanças em seus horários e dias de exibição. Confira abaixo os lançamentos e novidades da emissora para os próximos meses.

50 Anos

Dentre toda a programação que celebra o cinquentenário, duas atrações comemorativas se destacam como homenagem. Composta por cinco documentários, a série Cultura.50 conta década a década a história da emissora, com depoimentos de personalidades marcantes que fizeram parte dos principais programas.

A segunda é Trajetóriasuma série biográfica de personagens que, de alguma forma, estiveram envolvidos com a TV Cultura e que inclui nomes como Jerry Adriani, Agnaldo Rayol, Ângela Maria, Caçulinha, Solano Ribeiro, Ferreira Gullar, Ricardo Cravo Albin, Ronnie Von, Wanderléa e Wanderley Cardoso. Editada exclusivamente com o rico acervo da emissora, a atração utiliza ainda entrevistas inéditas que foram gravadas ao longo dos últimos anos.