29/07/2019 10h35 - Atualizado em29/07/2019 10h30

Jornal da Cultura estreia nova fase com grandes mudanças

Além do telejornal, com apresentação de Karyn Bravo e Ana Paula Couto, os programas Cartão Verde, Metrópoles e Provocações também têm novidades

Notice show 1b99dd4d909e3e9d
Divulgação

Entrando em uma nova fase, a TV Cultura reforça sua grade adulta com melhorias em seus programas jornalísticos a partir desta segunda-feira (‪29/7). As novidades, encabeçadas por grandes mudanças no Jornal da Cultura, incluem também mais tempo de duração do Cartão Verde e do Metrópoles e novo horário para o #Provocações. O Jornal vai ao ar de segunda-feira a ‪sábado, às 21h15, na Aperipê TV, canal 6.1.

A partir desta segunda, o Jornal da Cultura passa a ser ancorado por uma dupla de apresentadoras formada por Ana Paula Couto e Karyn Bravo. Com a novidade, a emissora se torna a única da TV aberta a contar com duas mulheres comandando um jornalístico em horário nobre. Ana integra o jornalismo da emissora pública desde 2017, quando assumiu a bancada do Jornal da Cultura 1ª Edição.

Antes disso, teve trabalhos na Globonews e em jornais como Em Cima da Hora, DF Primeira e Segunda Edição, Bom Dia DF e Globo Comunidade. Karyn, por sua vez, faz sua estreia na TV Cultura à frente do Jornal da Cultura. A jornalista apresentou o Jornal do SBT até junho de 2019 e também traz no currículo passagens por noticiários como Jornal da Band, SBT Brasil e SBT São Paulo.

Outra grande novidade é que a atração ganha, agora, novos formato, cenário e abertura, além de visual gráfico remodelado e reportagens especiais. A já consagrada presença de comentaristas permanece. E não para por aí: a trilha sonora da atração também passa por mudanças, com nova abertura composta por João Marcelo Boscoli, com exclusividade para a TV Cultura.

Mais novidades

O público do Jornal da Cultura agora ganha também uma nova faixa que antecede o noticiário, com algumas das principais marcas da TV Cultura trazendo informação e leveza para o início da noite. A começar pelo Cartão Verde, que passa a ser exibido em dois dias da semana.

Às segundas-feiras, ‪às 19h45, o Cartão ganha mais meia hora de duração, resultando em uma hora e meia de conversa, bom-humor e muito esporte com o apresentador Vladir Lemos e os comentaristas Celso Unzelte, Vitor Birner e Roberto Rivellino discutindo os jogos da rodada do final de semana. Já às quartas-feiras, ‪às 20h15, o programa leva ao ar uma edição com 30 minutos, em que Vladir e Celso realizam uma análise pré-rodada completa, com direito a momentos sobre curiosidades históricas de diversos esportes.

A faixa pré-jornal traz ainda o Metrópolis com mais tempo de duração e em novos horários: de terça a ‪sexta-feira, às 20h45, e aos domingos, ‪às 20h. Agora, a emissora reserva meia hora na grade para o único programa cultural diário da TV aberta. Já o #Provocações passa a ser exibido logo após o Jornal da Cultura. A partir do dia ‪30 de julho, o programa de entrevistas apresentado por Marcelo Tas vai ao ar às terças-feiras, ‪às 22h15.

A programação segue sempre o horário de Brasília.