11/11/2019 02h05 - Atualizado em11/11/2019 12h41

Giro Nordeste estreia hoje na rádio Aperipê FM e mais nove emissoras da região

Programa de radiojornalismo vai ao ar às 20h, com informações compartilhadas pelas emissoras públicas nordestinas

Giro Nordeste na Aperipê FM 104.9

Começa a ser veiculado nesta segunda-feira, 11, às 20h, na rádio Aperipê FM 104.9, o ‘Giro Nordeste’, um programa jornalístico, com 15 minutos de duração e conteúdo produzido pelas coordenações e gerências de jornalismo das emissoras públicas da região. O boletim informativo vai ao ar de segunda a sexta-feira, com reprises à meia-noite e às 5h da manhã seguinte.

Todas as emissoras compartilharão seus conteúdos, no formato de reportagens de até dois minutos, contemplando as editorias de Cultura, Economia, Turismo, Política, Educação, Saúde, Esporte, Meio Ambiente, entre outras. A coordenação do programa será da Rádio Nova 1290 Timbira (MA) e a apresentação ficará por conta de Gisa Franco e Daniel Amorim.

“Para nós, é uma grande honra e responsabilidade coordenar a produção do Giro Nordeste, que é um marco na história do radiojornalismo da região. Uma ação inédita integrada entre as emissoras públicas para divulgar a agenda regional de interesse público de diversos segmentos e fortalecer a comunicação pública”, diz Robson Paz, secretário adjunto de Radiodifusão do Maranhão.

Trata-se do primeiro programa de rádio do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) e inicialmente será veiculado em 10 emissoras com horário flexível, variando em cada Estado de acordo com a programação local. A iniciativa aumenta a circulação de informações no Nordeste, promove novos debates e estimula a integração da Região.

As primeiras 10 rádios participantes do Giro Nordeste são Aperipê FM (SE), Timbira AM (MA), Tabajara FM (PB), Parnahyba FM (PB), Educadora FM (BA), Universidade Estadual do Sudoeste (BA), Antares (PI), Difusora AM (AL), Difusora FM (AL) e Frei Caneca FM (PE). A iniciativa está aberta para a adesão de outras emissoras de rádio.

Aperipê Informa

O novo programa amplia o espaço das notícias na emissora sergipana. A rádio Aperipê FM já possuía o boletim informativo ‘Aperipê Informa’, que diariamente e em três horários alternativos – 14h30, 15h30 e 16h30 – traz as informações locais e nacionais para os seus ouvintes.

 

 

Consórcio Nordeste

O Consórcio Nordeste foi criado em março deste ano e inclui os nove Estados da região. A parceria tem várias vantagens, como a melhoria da gestão pública e a economia de recursos. A comunicação pública foi incorporada na Carta de fundação do Consórcio para reforçar a integração das emissoras públicas estaduais de televisão e rádio do Nordeste. Trata-se de um público de aproximadamente 60 milhões de cidadãos.

Em abril, logo após a criação do Consórcio, foi realizado em Salvador (BA) o I Encontro das rádios e televisões públicas estaduais do Nordeste. O programa que vai ao ar nesta segunda-feira é resultado dessa primeira reunião.

 

Conteúdo editado às 12:05 para acréscimos de informações da Rádio Timbira