06/06/2019 05h45 - Atualizado em07/06/2019 08h57

Fundação de Cultura e Arte Aperipê é parceira do Festival de Cinema Francês

Aliança Francesa promove a Mostra em Aracaju de 6 a 19 de junho, com exibição de recentes filmes da cinematografia da França

Festival Varilux

De 6 a 19 de junho acontece em Aracaju o Festival Varilux de Cinema Francês 2019, promovido pela Aliança Francesa local com o apoio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap/SE). O Festival é realizado simultaneamente em mais de 80 cidades do país e em sua décima edição, está consolidado como o maior de filmes franceses fora da França. Este ano, mantém a diversidade de gêneros e temáticas como característica e exibe 16 longas-metragens recentes e um clássico.

Durante van premier (pré-estreia) do Festival em Aracaju, que aconteceu na última terça-feira, no Cine Vitória, a presidente da Funcap, Conceição Vieira, falou da importância do apoio à cultura, do popular ao erudito.  “E quando a gente fala em erudição e cultura francesa é uma das referências e o Festival Varilux é uma das datas, entre outras, que celebram a cultura francesa pelo mundo”, destacou.

Ação, comédia, animação, drama e filmes históricos: tem opção para todos os gostos. O Varilux traz produções de sucesso, inéditas no Brasil, que foram vistos por milhares de pessoas na França. O clássico do Festival Varilux deste ano é um marco da cinematografia francesa: “Cyrano de Bergerac”, de Jean-Paul Rappeneau.

Inspirado na famosa peça de Edmond Rostand, a versão apresentada tem Gérard Depardieu como protagonista e completa 30 anos de lançamento. A produção foi assistida por cerca de 4,8 milhões de espectadores na França e por 1,7 milhão no estrangeiro.

Já a animação “Asterix e o Segredo da Poção Mágica” (Astérix – Le Secret de la Potion Magique/Bonfilm), de Louis Clichy e Alexandre Astier, levou mais de quatro milhões de pessoas aos cinemas franceses. Com roteiro original, o filme conta a história da dupla Asterix e Obelix na busca de um novo guardião para a poção mágica da Gália e a tentativa de impedir que a receita caia nas mãos erradas.

Em Aracaju o evento já faz parte do calendário cultural da cidade, sendo bastante aguardado anualmente por exibir o que há de mais atual da produção francófona. “O Festival Varilux de Cinema Francês já se consolidou como um dos principais eventos incentivadores da cultura francesa no Brasil. Tornou-se um marco simbólico e um momento muito esperado pelos apaixonados pela sétima arte. Nós da Aliança Francesa de Aracaju ficamos muito orgulhosos em realizar esse evento. É uma oportunidade de difundir e promover a diversidade cultural junto ao público sergipano”, afirma o diretor da Aliança de Aracaju, Carlos Hermínio de Aguiar Oliveira.

Programação

No ano em que completa dez anos, o Festival Varilux de Cinema Francês proporcionará ao público a oportunidade de assistir aos mais novos trabalhos de cineastas, astros e estrelas já consagrados e também de premiados jovens talentos que imprimem diversidade e originalidade ao cinema francês. Em Aracaju, os filmes serão exibidos em dois cinemas: Cine Vitória e Cinemark Shopping Jardins. Parte superior do formulário

Acesse o site www.afaju.com.br/programacaocinema2019/ e confira os filmes desta edição!