20/06/2019 10h00 - Atualizado em21/06/2019 10h11

Autoridades políticas prestigiam abertura do Arraiá do Povo

Governador, vice-governadora, prefeito de Aracaju, senador e outras autoridades estiveram na primeira noite do evento

Foto: Arthuro Paganini/ASN

Na noite de abertura do Arraiá do Povo, nesta quarta-feira, 20, o governador Belivaldo Chagas conheceu toda a estrutura do espaço montado pelo Governo de Sergipe, através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê, na Orla de Atalaia, a opção mais tradicional e familiar dos festejos juninos na capital sergipana. Ele esteve acompanhado da presidente da Fundação, Conceição Vieira e do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, ao visitar os estandes, conversar com a população e prestigiar as atrações que animaram a festa.

Durante sua visita, Belivaldo  Chagas frisou que o evento já faz  parte do calendário de festas  do estado. "O que vemos aqui hoje é  nada mais que a satisfação do povo sergipano com o evento, turistas de vários cantos do país, vários hotéis com 100% de ocupação, caravanas de outros estados, enfim, uma festa bonita, uma festa feliz que todo mundo fez acontecer, graças ao apoio do Banese é importante frisar, e da iniciativa privada, afinal de contas é uma festa feita a várias mãos para que os sergipanos, os turistas e as famílias possam curtir o São João que é a festa do Nordeste, é  a festa do povo sergipano", afirmou.

A presidente da Funcap, Conceição Viera, falou que a edição de 2019 do Arraiá do Povo se inspirou na celebração do centenário de Jackson do Pandeiro e  no resgate do "Sergipe é o País do Forró. "O resgate dessa marca, foi uma discussão do Governo de Sergipe com a classe empresarial do nosso estado, onde entendemos que precisávamos criar uma identidade forte que fosse dividida pelos dois segmentos e também fosse algo que nos remetesse a emoção, a criatividade, a beleza de nossas coisas, nossos valores culturais e nos lembramos de Rogério, um artista que tanto orgulhou nosso estado e nos deixou tão cedo.  A partir daí veio o concurso para a logomarca, onde a Fecomércio teve sua arte escolhida e hoje nos estamos regidos por esse selo ‘Sergipe é o País do Forró’ ".

Conceição informou ainda que a abertura de mais uma edição do Arraiá do Povo, uma festa que já é realizada há 13 anos, é um momento de extrema alegria. O que estamos vendo hoje aqui é a Praça lotada, traques  estalando, a banda tocando e famílias inteiras curtindo os festejos juninos. Quem vier para o Arraiá do Povo vai encontrar um espaço que será o endereço de preservação da cultura e da divulgação de tudo o que é mais autenticamente sergipano e nordestino, até o  último dia deste mês de junho”.

A vice-governadora, Eliane Aquino também estava presente no evento e falou sobre a programação, onde de acordo com ela, quem vier prestigiar vai encontrar música de qualidade e muita diversidade cultural." Serão onze noite de muita felicidade. Eu tenho falado e continuo afirmando que o São João é a festa mais linda de Sergipe  e mesmo com todas as dificuldades o governador Belivaldo se empenhou, está realizando esse evento e fazendo a alegria dos sergipanos".

"Toda região Nordeste está em festa, porém o estado de Sergipe, diferente de outros estados da região Nordeste, vive essa tradição em vários municípios. Então, é uma festa que faz parte da cultura da nossa região, mas que   também movimenta todo o Sergipe. E ver essa abertura aqui hoje no Arraiá do Povo com essa qualidade, onde vimos a Orquestra Sinfônica tocando forró, o povo se divertindo, o turista experimentando músicas de alta qualidade, é o que vai acontecer ao longo desses onze dias. Quero parabenizar o Governo do Estado e em especial a Conceição Vieira, presidente da Funcap, pelo esforço e por garantir que está festa ocorra, mesmo em um período de grande dificuldade,  falou o senador, Rogério Carvalho.

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, destacou que o São João é a principal festa do povo sergipano e do povo aracajuano. "O São João é uma festa espontânea que está na nossa raiz, está na nossa veia  e a cidade toda se mobiliza nessa época. E começando hoje com essa maravilha de show com a Orquestra Sinfônica de Sergipe, mostrando que a música erudita e a música popular podem se encontrar e realizar uma grande festa é uma maravilha. Aracaju a partir de hoje se transforma. A fogueira tá queimando, o forró tá tocando e  as pessoas estão dançando para aquecer os corações. Viva São João".

A noite que teve inicio com a Orquestra Jovem de Sergipe, seguida da Orquestra Sinfônica, encantou sergipanos e turistas. A advogada baiana, Verônica Pires,  explicou que apesar de Aracaju ser um dos destinos turísticos preferidos dela e da família, nunca tinham participado do São João. "É a primeira vez que estamos participando dos festejos juninos aqui na capital sergipana e eu e toda minha família estamos encantados. Uma festa bonita, organizada, onde não vimos nenhuma violência, as crianças brincando, os pais dançando tranquilamente. Os sergipanos estão de parabéns. Com certeza votaremos nos próximos anos".

Destaque também para o Arraiá da Clemilda, que permaneceu lotado durante toda a noite. Trios Pé de Serra; apresentação de quadrilhas e Samba de Coco de Lagarto,  foram as atrações do espaço na abertura do evento. O cantor Marcos Paulo encerrou a programação que hoje promete mais um dia de casa lotada.

Estrutura

A estrutura desta edição do Arraiá do Povo conta com uma Praça de Alimentação com oito bares e restaurantes; um polo gastronômico;  dois palcos, sendo um o Barracão da Clemilda, todo coberto para garantir que o público possa dançar mesmo em dias de chuva; e o  Palco  Jackson do Pandeiro;  Parque Infantil;  Igreja Cenográfica com Padre; stands para artesanatos e comidas típicas; além de  espaços  de apoio da Setur, Sebrae; Instituto Banese e Maratá. Para garantir a segurança do evento, as polícias Militar e Civil trabalharão de forma integrada com um efetivo de aproximadamente 200 homens durante os onze dias de festa, além de doze seguranças circulando diariamente no evento.

Já a Secretaria de Estado da Saúde está com um posto médico avançado no Arraiá do Povo, desde hoje em sua abertura até  o dia 30 deste mês, último dia do evento. Uma equipe de 10 profissionais assistenciais e da gestão fará plantão diariamente e terá o apoio de uma Unidade de Suporte Básico.No posto médico, uma sala de estabilização com dois leitos e equipamentos de suporte avançado foi montada para garantir assistência qualificada ao pacientes. Além disso, uma rota de fuga foi planejada e integrada com órgãos como Emurb, Emsurb, Corpo de Bombeiros e outros órgãos de apoio.

A unidade hospitalar de referência do posto médico será o Hospital Fernando Franco, no conjunto Augusto Franco. A SES também  fará ação de prevenção contra as Infecções Sexulamente Transmissíveis (ISTs). A partir das 18h30, um stand  montado (próximo à churrascaria Sal e Brasa) disponibilizará 20 mil preservativos nesses dez dias de evento. Além disso, nos dias 20, 21, 27 e 28 de junho também serão viabilizados testes rápidos das 19h às 21h.

Presenças

Também prestigiaram a primeira noite do Arraiá do Povo: o secretário de Estado da Comunicação, Sales Neto; o secretário de  Estado de Turismo, Manelito Franco; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Luciano Bispo; o ex-governador, Jackson Barreto; o vice presidente da Executiva Nacional do PT, Márcio Macedo; o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Nitinho Vitale;  o secretário municipal da Família e  Assistência Social, Antônio Bittencourt; e Jorginho Araújo, secretário  municipal de Governo.

Confira a programação até o dia 30 de junho