08/06/2019 11h00 - Atualizado em09/06/2019 11h02

Aperipê transmitiu o programa Nossa Terra Nossa Gente ao vivo para marcar os 5 anos na TV

Grupo São João na Roça, Quinteto Sânfonico, João da Passara e Erivaldo de Carira estiveram entre as atrações do dia

Nossa Terra Nossa Gente faz 5 anos

A Aperipê TV mostrou todo o seu potencial ao transmitir, ao vivo, na manhã de sábado, 8, o programa comemorativo dos 5 anos do Nossa Terra Nossa Gente, com duas horas de duração, das 9h às 11h. A atração semanal, exibida aos sábados na programação da emissora, mais uma vez trouxe dinamismo com muita música, cultura regional e uma novidade: o novo quadro Andanças, que vai trazer personagens curiosos e desconhecidos de Sergipe.

Mas antes da exibição no novo quadro, o programa foi aberto pela musicalidade do Quinteto da Orquestra Sanfônica, composto por Robertinho dos 8 Baixos, Glaubert Santos, Edgard do Acordeon, Evanilson Vieira e Adriano Ribeiro, que representam um projeto que já dura 12 anos. O Quinteto é acompanhado ainda pelos percursionistas Ton Toy, muito conhecido do meio, e seu filho Diego.

A presidente da Fundação de Cultura e Arte Aperipê, Conceição Vieira, também esteve no programa, e parabenizou a equipe de Radiodifusão pelo aniversário e pela transmissão. “São cinco anos de alegria, cinco anos de registro de nossa cultura e com o jeito peculiar de Zito Costa acolher o artista e a artista do nosso Estado, do Nordeste e de todo o Brasil”, destacou.

A estreia do dia, o quadro Andanças, passa a fazer parte do programa a partir deste episódio. “Teremos toda semana, sendo apresentado por Pedro Meneses. O primeiro foi gravado em Borda da Mata, povoado do município de Tobias Barreto, com o artista popular Oviêdo Abreu, que saiu da capital e construiu uma espécie de museu em sua casa. A cada novo episódio, vamos retratar tudo o que estiver envolvido com a nossa cultura”, informou o coordenador de Programação da Aperipê TV, que também dirige o quadro, Dida Araújo.

As animadas senhoras do tradicional grupo “São João na Roça”, do povoado São José, em Japaratuba, também fizeram parte do programa de 5 anos. A Mestra do grupo, Marilene Moura, contou causos, cantou e encantou com sua alegria. “Nosso grupo existe desde a década de 1940, só que quando vieram as quadrilhas juninas, os jovens não queriam mais fazer parte. Tem 19 anos que resgatamos”, contou. O grupo, que foi premiado em 2007 com o Prêmio Culturas Populares 2007 - Mestre Duda 100 Anos de Frevo, conta com 20 componentes.

João da Passarada colocou o melhor do Forró no programa. Zito Costa lembrou que o cantor é atração constante nos cinco anos, e também esteve presente no primeiro aniversário do programa. “Quero dizer que é um prazer estar aqui no aniversário desse programa maravilhoso, tendo você na frente, fazendo esse trabalho bonito que veio para ficar”, disse o cantor durante a transmissão. A cantora e percussionista Val Santos também fez uma participação especial junto com o cantor.

O apresentador Zito Costa, a frente do Nossa Terra Nossa Gente nesse tempo, confessou estar “levemente” emocionado com o programa especial. “Esse programa rendeu muito, cresceu bastante, foi ao vivo, mas foi sossegado. Estou feliz e pronto para fazer ao vivo de novo”, resumiu o apresentador.

“Por trás de um grande profissional como Zito Costa, tem uma grande equipe. Quero parabenizar todos que fazem parte, não é fácil fazer um programa ao vivo, e a Aperipê tem uma equipe abnegada. Nesse programa temos o retrato da nossa cultura. Esse é um espaço, de tantos que o sistema Aperipê tem, para divulgar a nossa cultura e para que o sergipano a conheça mais”, ressaltou o diretor de Radiodifusão da Funcap, Chiquinho Ferreira.

Também participaram do programa o cantor Erivaldo de Carira, com a participação especial de Joseane Dy Josa, além do público que compareceu para assistir in loco o programa especial, como fez o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Luciano Bispo, que assistia de casa, mas não resistiu e foi ver de perto.

Entre o público também, dona Janete dos Santos, 66 anos, moradora do bairro Pereira Lobo e fã do programa e do apresentador. “Sempre que posso eu venho ver a gravação do programa, aqui na TV e também na rádio. Desde que ele começou aqui na Aperipê que eu acompanho e fiquei fã. Tenho até o CD dele, sempre ligo e peço a música dele”, contou a senhora, com um sorriso no rosto. Zito Costa também apresenta o programa Sertanejando, na rádio Aperipê AM.